Uma Empresa e Seus Segredos: Companhia Maria Della Costa

Autor(es): Brandão, Tânia

Editora: Perspectiva




Por: R$ 81,00

No longo processo de gestação e configuração do moderno teatro brasileiro, o marco fundador da nova cena se construiu com o entusiasmo e o talento de uma jovem geração de atores, cenógrafos e diretores. Recebendo os ensinamentos e as práticas da revolução cênica em curso no mundo ocidental e, sobretudo, de encenadores e artistas que a guerra e o pós-guerra trouxeram ao Brasil, ela foi ao encontro do latejamento cultural de uma sociedade que começava a emergir do mundo relativamente insulado de seu provincianismo e a engajar-se na dinâmica das relações e dos eventos que passaram a moldar a sua existência e o seu semblante na contemporaneidade. Entre os grupos teatrais que levaram ao nosso público, não só nas grandes capitais, como nos mais distantes rincões deste vasto país, a encarnação e a mensagem desta nova teatralidade, a companhia fundada por Sandro Polônio e Maria Della Costa é particularmente significativa. Contando com a beleza e a força interpretativa de uma atriz em que physis e anima se uniam na paixão intelectual e corporal da entrega à arte dramática, e a atuação de um notável conjunto de copartícipes das montagens cênicas, a Companhia Maria Della Costa, sobretudo em sua excelente sala paulistana, marcou a sua presença no palco com uma inesquecível série de encenações, em que o repertório internacional e nacional se fizeram presentes e despertaram a emoção e a reflexão de seus espectadores, e, sem exagero, de todo o público brasileiro. Resgatando esse feito da vivência cênica da vida vegetativa dos arquivos documentais, Tania Brandão abre a cortina, para os nossos dias, da ressurreição mágica que o teatro sempre opera, na vibrante iluminação de "Uma Empresa e seus Segredos". (J. Guinsburg) 

ISBN: 978-85-2730-8632

Edição/Ano: 1ª edição, 2009

Paginas: 456

Encardenação: Brochura

Comprimento: 25,5 cm.

Largura: 18 cm.

Altura: 3,3 cm.

 

SUMÁRIO

 

p. 11 Nota do Patrocinador

p. 13 Agradecimentos

p. 17 O Teatro Brasileiro Moderno em Questão [João Roberto Faria]

p. 27 I - Introdução

p. 39 II - Modernos, Moderno

p. 69 III - História do Teatro Brasileiro Moderno: A Aventura Moderna no Brasil

p. 135 IV - Companhia Maria Della Costa: Um Novo Comércio

p. 223  V - O Mito Moderno / O Comércio do Novo

p. 337 VI - O Moderno Brasileiro / Moderno Moreno

p. 405 VII - Anexos

p. 405 Fichas técnicas

p. 437 Fontes e Bibliografia

p. 449 Índice Remissivo

0 Opiniões:

OPINE

Envie uma Opinião

Faltam 120 caracteres Coloque seu nome e e-mail. As críticas sem assinatura não serão publicadas.