Texto e Jogo

Autor(es): Koudela, Ingrid Dormien

Editora: Perspectiva




Por: R$ 37,00

COLEÇÃO: Debates - Volume 271 - "Texto e Jogo: Uma Didática Brechtiana" é antes de tudo o registro de uma prática: a do jogo teatral a partir do texto "modelo de ação" das peças didáticas de Brecht (o Lehrstück). Ingrid Koudela expõe agora o que conceitua como um "método para investigação das relações dos homens entre os homens", onde transparece não só a grande importância do educador, como também a renovação da própria função teatral. 

ISBN: 978-85-2730-0827

Edição/Ano: 1ª edição, 2010

Paginas: 136

Encardenação: Brochura

Comprimento: 20,5 cm.

Largura: 11,50 cm.

Altura: 1,9 cm.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 13

1. O MALIGNO BAAL, O ASSOCIAL - OFICINAS PEDAGÓGICAS COM O GRUPO DE FORMAÇÃO ... 21
   1.1. Sobre o Fragmento ... 21
   1.2. Caracterização do Grupo ... 23
   1.3. Descrição das Oficinas Pedagógicas ... 23
   1.4. Primeira Avaliação ... 46
   1.5. Segunda Avaliação ... 51
   1.6. Terceira Avaliação ... 53
   1.7. Considerações ... 55

2. A EXCEÇÃO E REGRA – OFICINAS PEDA- GÓGICAS COM JOVENS ... 61
   2.1. A Avaliação do Processo Pedagógico ... 61
   2.2. Caracterização do Grupo ... 63
   2.3. O Texto Utilizado como Modelo de Ação ... 63
   2.4. Descrição das Oficinas Pedagógicas ... 65
   2.5. Avaliação dos Jogos ... 70
   2.6. Avaliação com os Jovens ... 73
   2.7. Avaliação com os Coordenadores de Jogo ... 75
   2.8. Considerações ... 78

3. A PEÇA DIDÁTICA DE BADEN BADEN SOBRE O ACORDO – OFICINAS PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃO PERMANENTE ... 81
   3.1. Sobre o Fragmento ... 81
   3.2. Caracterização do Grupo ... 83
   3.3. O Quadro de Brueghel como Modelo de Ação ... 84
   3.4. O Jogo Popular como Metodologia ... 88
   3.5. A Cena “A Segunda Investigação” como Modelo de Ação no Jogo Teatral ... 90
   3.6. A Cena “O Exame” como Modelo de Ação no Jogo Teatral ... 92
   3.7. Interpretações para as Relações Coro / Acidentado / Multidão ... 95
   3.8. Depoimentos ... 97
   3.9. Considerações ... 98

4. O TRABALHO ALEGRE ... 101
   4.1. Carrossel e Planetário ... 102
   4.2. Texto Literário e Texto Teatral ... 104
   4.3. Perspectivas para uma Prática de Ensino e Aprendizagem ... 107
   4.4. “De Nada, Nada Virá” ... 108

5. A CATEGORIA ESTÉTICA DO JOGO TEATRAL COM O MODELO DE AÇÃO BRECHTIANO E SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA ... 117

BIBLIOGRAFIA ... 129

0 Opiniões:

OPINE

Envie uma Opinião

Faltam 120 caracteres Coloque seu nome e e-mail. As críticas sem assinatura não serão publicadas.