Criações Artísticas, Representações da História

Autor(es): Capel, Heloisa Selma Fernandes; Patriota, Rosangela; Ramos, Alcides Freire (ORGANIZAÇÃO)

Editora: Hucitec, PUC-GO




Por: R$ 44,00

"Criações Artísticas, Representações da História – Diálogos entre Arte e Sociedade" é um livro resultante do debate acadêmico ocorrido em julho de 2009, na cidade de Fortaleza, quando historiadores, filósofos, críticos literários e diretores de teatro reuniram-se no Simpósio Temático Interlocuções entre História, Ética e Linguagens Artísticas – Aspectos Estéticos e Políticos do Diálogo Arte e Sociedade, que integrou as atividades do XXV Simpósio Nacional de História – História e Ética. O principal objetivo dessa publicação é divulgar reflexões acerca das dimensões teóricas e metodológicas envolvidas no diálogo Arte-Sociedade, a partir de pontos de vista específicos. Fundamentalmente, o Simpósio Temático Interlocuções entre História, Ética e Linguagens Artísticas - Aspectos Estéticos e Políticos do Diálogo Arte e Sociedade teve como objetivo dialogar com as propostas do GT Nacional de História Cultural da ANPUH.

ISBN: 978-85-7970-0507

Edição/Ano: 1ª edição, 2010

Paginas: 209

Encardenação: Brochura

Comprimento: 21,00 cm.

Largura: 14,00 cm.

Altura: 1,00 cm.

Para atingir essa meta, apresenta aos leitores ensaios de autoria de Alcides Freire Ramos [João Batista de Andrade e Eduardo Coutinho: Aspectos Estéticos, Políticos e Éticos da luta contra a Ditadura Militar], Edwar Castelo Branco [O Cinema Curtição dos Anos 60/70: Peripércias Filmográficas na Micrologia do Cotidiano Político Brasileiro], Julierme Sebastião Morais Souza [Paulo Emílio Salles Gomes e a adesão ao cinemanovismo: matriz intelectual nas congruências entre Cinema Novo brasileiro e modernismo literário], Marcos Rogério Cordeiro [Ethos Mimético e Ethos Histórico em Machado de Assis], Alexandre Pacheco [As representações históricas e o poder na Amazônia de Arthur Cezar Reis (década de 1960)], Robson Corrêa de Camargo [Os Becos do Teatro e da Revolução no século XVIII e XIX], Rosangela Patriota [Pela Palavra e pela Imagem: Camaradas (Strindberg) na Cena Brasileira Contemporânea pela Encenação do Grupo Tapa], Heloisa Selma Fernandes Capel [Retórica da ironia e estética moral em os Caprichos de Goya], Paulo Roberto Monteiro Araújo [Bispo do Rosário ou a exclusão do artista por meio da sua naturalização psíquica-classificatória] e Eduardo José Reinato [É que há distância entre intenção e gesto].

0 Opiniões:

OPINE

Envie uma Opinião

Faltam 120 caracteres Coloque seu nome e e-mail. As críticas sem assinatura não serão publicadas.