Sábato Magaldi e as Heresias do Teatro

Autor(es): Assunção, Maria de Fátima da Silva

Editora: Perspectiva




Por: R$ 65,00

Maria Assunção apresenta, neste livro, aos pesquisadores em artes cênicas, aos amantes da crônica e aos admiradores do Teatro Brasileiro, uma visão inédita do consagrado crítico Sábato Magaldi. Investigando a imprensa carioca dos anos de 1950 a 1952, a autora revela a importância da prática jornalística por ele desenvolvida no início de sua carreira como formulação do que era e do que poderia ser o teatro no Brasil, mas põe também em discussão conceitos fundamentais das artes cênicas. Nestes textos de Magaldi, aparecem contingências do próprio gênero crônica, mesmo quando funcionam como crítica teatral, que os tornam peculiares. São escritos que não temem revelar o gosto do observador, suas preferências, os parâmetros que lhe orientam o olhar. Na formação inicial do professor, em suas leituras, no apoio teórico a que recorre, vai-se configurando uma proposta dialógica, preocupada em levar em conta a recepção do espectador, aberta a receber com disponibilidade eventuais "heresias", que irá se manter por toda a carreira. Maria Assunção, baseada em extensa documentação original, mapeia os principais responsáveis pela cena teatral do Rio de Janeiro naquele momento, como Silveira Sampaio, Jayme Costa ou Bibi Ferreira. Evidentemente, Nelson Rodrigues não poderia faltar, com toda a polêmica que desperta nos primeiros momentos do seu teatro. Justamente pela controvérsia que as primeiras peças do dramaturgo provocam, o posicionamento crítico de Magaldi, disposto sempre a enfrentar cânones e preconceitos, revela-se, desde os textos no Diário Carioca, exemplar ao reunir reflexão consequente à ausência de arrogância ou dogmatismo. Bons tempos em que um pensador intitulava seu texto de "Apontamentos Banais". (Beatriz Resende) 

ISBN: 978-85-2730-9325

Edição/Ano: 1ª edição, 2012

Paginas: 384

Encardenação: Brochura

Comprimento: 23 cm.

Largura: 160 cm.

Altura: 2,2 cm.

SUMÁRIO

Prefácio [por Mariângela Alves de Lima] 21
Apresentação 25
1. Do Crítico e da Crítica 33
   Um Lapso de Memória 33
   Ao Brasil Aporta Outra Linguagem 35
   Jornalismo Cultural 40
   O Diário Carioca 43
   Da Tradição Oitocentista e da Volúpia Autoral 47
   Da Crônica Crítica e da Crítica Crônica:
   Um Gênero Carioca 48
   A Crítica como Documento 49
   A Crítica como Crítica 55
   Crítica Adjacente ou a Crítica Teatral Carioca do Início dos Anos de 1950 59
   De Caçula a Decano: Sábato Magaldi 62
   A Crítica de Magaldi 69
2. A Biblioteca de Sábato Magaldi 73
3. Fala-nos de Teatro… 85
   Lúcio Cardoso 87
   Silveira Sampaio 92
   Guilherme Figueiredo 97
   Henrique Pongetti 99
   Rosário Fusco 103
   Geysa Bôscoli 105
4. Crônicas da Cena Carioca 109
5. O Gosto do Crítico 133
   Jayme Costa 134
       Os Espetáculos de Jayme 136
   Bibi Ferreira 155
       Os Espetáculos de Bibi 156
   Silveira Sampaio 162
       Os Espetáculos de Sampaio 163
   Nelson Rodrigues 173
       Os Espetáculos de Nelson Rodrigues 177
6. As Heresias do Teatro 189
   A Essência do Teatro 189
   As Heresias do Teatro 193
7. O Vício do Teatro 207
8. Bibliografia 213

Anexos
1. Textos de Sábato Magaldi Publicados no Diário Carioca, 1950-1952 219
1. A Biblioteca de Sábato Magaldi
   Ligados 219
   Entre Quatro Paredes 220
   As Bocas Inúteis 223
   Nota à Margem de Clavigo 226
   Sobre Estela 228
   Os Justos I 230
   Os Justos II 231
   Os Justos III 233
2. Fala-nos de Teatro…
   Lúcio Cardoso Fala-nos de Teatro 235
   Silveira Sampaio Fala-nos de Teatro 236
   Guilherme Figueiredo Fala-nos de Teatro 238
   Henrique Pongetti Fala-nos de Teatro 241
   Rosário Fusco Fala-nos de Teatro 242
   Geysa Bôscoli Fala-nos de Teatro de Revista 244
3. Crônicas da Cena Carioca
   Inicial 246
   Apontamentos Banais 247
   Considerações Melancólicas 249
   Explicação 250
   Pelo Teatro Nacional 252
   O Público de Teatro 253
   Morreu Louis Jouvet 254
   O Teatro no Brasil: Conferência de Paschoal Carlos Magno 256
   Acontecimento Teatral 259
   Ziembinski 261
4. O Gosto do Crítico
Jayme Costa
   Introdução à Rainha Carlota 263
   Intérpretes e Encenação da Rainha Carlota 264
   O Texto de Rainha Carlota 266
   Jayme Costa, Hoje, no Glória 267
   A Sorte Vem de Cima I 268
   A Sorte Vem de Cima II 270
   Falta um Zero Nesta História 271
   Tenório 273
   A Morte do Caixeiro-Viajante, Hoje, no Glória 274
   A Morte do Caixeiro-Viajante I 275
   A Morte do Caixeiro-Viajante II 277
   Papá Lebonard I 279
   Papá Lebonard II 280
   O Chifre de Ouro I 281
   O Chifre de Ouro II 283
   Comentários Avulsos 284
Bibi Ferreira
   A Herdeira I 285
   A Interpretação de A Herdeira 286
   O Texto de A Herdeira 288
   Ninon é um Amor I 290
   Ninon é um Amor II 291
   Diabinho de Saias 292
   A Pequena Catarina 294
   Madame Bovary, no Regina i 295
   Madame Bovary II 296
   No Carlos Gomes 297
Silveira Sampaio
   O Impacto I 298
   O Impacto II 300
   A Forma Literária de Silveira Sampaio 301
   Os Cineastas 303
   Só o Faraó Tem Alma I 305
   A Apresentação de Só o Faraó Tem Alma II 306
   Problemas de Só o Faraó Tem Alma 308
   Flagrantes do Rio, Hoje, no Alvorada 310
   Flagrantes do Rio I 311
   Flagrantes do Rio II 312
   Flagrantes do Rio III 314
   Os Cineastas 316
   Revendo Flagrantes do Rio, Silveira Sampaio Instalará um Circo 317
   O Professor de Astúcia 319
   O Estilo Silveira Sampaio: O Professor de Astúcia II 320
Nelson Rodrigues
   A Mulher sem Pecado 322
   Liberada Senhoras dos Afogados 325
   Debate com Nelson Rodrigues 326
   Vestido de Noiva I 327
   Vestido de Noiva II 329
   Vestido de Noiva III 331
   Nova Peça de Nelson Rodrigues 334
   Valsa nº 6 Estreou Ontem: Diálogo com Nelson Rodrigues 335
   Valsa nº 6 337
Heresias do Teatro
   Miss França 339
   Café Concerto n. 2 341
   A Estreia do Jardel 342
   Ó de Penacho 343
   Chiruca 345
   Toma que o Filho é Teu 346
   Nota Inicial de Madame Sans Gene 347
   Madame Sans Gene, no Rival 348
   A Apresentação de Madame Sans Gene 350

2. Outros Textos
   Texto de Brício de Abreu 353
   Despacho do Processo de Nelson Rodrigues, Peça Senhora dos Afogados 354
   A Última Publicação da Sbat 357
   Resposta de Jota Efegê 358
   Relato, Certo e Preciso, de um Crítico que Foi Ver e Estudar o Teatro na França 359

3. Listagem Completa das Críticas de Sábato Magaldi Publicadas no Diário Carioca
(Acervo da Seção de Periódicos da Biblioteca Nacional/RJ) 361

0 Opiniões:

OPINE

Envie uma Opinião

Faltam 120 caracteres Coloque seu nome e e-mail. As críticas sem assinatura não serão publicadas.