A Ópera Romântica Italiana

Autor(es): Coelho, Lauro Machado

Editora: Perspectiva




Por: R$ 69,00

COLEÇÃO: A História da Ópera - volume 5 - O Romantismo italiano estende-se das primeiras décadas do século XIX até 1870, data das composições de "Aida", baliza do final desse riquíssimo período. Esta é uma das fases prediletas dos amantes de ópera - ainda mais em um país como o nosso, de formação lírica fortemente influenciada pela cultura peninsular. E no entanto, este é um iceberg de que, hoje, só se conhece a ponta. Ponta imensa, é bem verdade, se pensarmos que é constituída pela obra de Donizetti, Bellini e Verdi. Mas isso é pouco, se considerarmos o amplo universo represanto no Primo Ottocento, pelo mais popular dos espetáculos mediterrâneos. O objetivo de "A Ópera Romântica Italiana" - quinta volume da coleção História da Ópera - é oferecer o retrato do que foi, durante os anos de fogo do Risorgimento - a campanha pela unificação da Itália - , um espetáculo dotado de extraordinário poder aglutinador de todas as camadas sociais. Neste livro, o jornalista e crítico Lauro Machado Coelho estura em detalhe a obra de músicos familiares como Donizetti e Bellini. Chama também a atenção para compositores extremamente significativos - Mercadante e Pacini, Petrella e Coccia, os irmãos Ricci e Marchetti - cuja produção, por muito tempo deixada à sombra dos nomes maiores do século XIX, começa agora a ser reavaliada. Traça, em suma, o amplo panorama de um gênero que, no Ottocento, foi tão popular quanto o cinema ou a novela de televisão hoje.

ISBN: 85-2730-2837

Edição/Ano: 1ª edição, 2002

Paginas: 408

Encardenação: Brochura

Comprimento: 22,50 cm.

Largura: 18,00 cm.

Altura: 2,30 cm.

SUMÁRIO

Prefácio ... 13
O Romantismo na Itália ...15
- Itália: Um Romantismo com Face Própria ... 17
- O Caminho para a Unidade ... 19
- A Arte como Instrumento Social ... 25
- A Matilha dos Censores ... 32
- As Fontes de Inspiração ... 39
- A Ópera no Palco ... 40
- O Drama Romântico ... 41
- Os Teatros ... 50
- A Linguagem Musical ... 58
- A Tipologia Vocal ... 69
- A Fase Final do Romantismo ... 70
Carafa ... 73
Coccia ...75
Vaccai ... 85
Manfroce ... 89
Coppola ... 93
Mercadante ... 95
Pacini ... 125
Donizetti ... 141
- De "Enrico di Borgogna" a "Imelda de' Lambertazzi" ... 143
- De "Anna Bolena" a "Lucia di Lammermoor" ... 158
- De " Belisario" a "Poliuto" ... 187
- De "Les Martyrs" a "Ne m'oubliez pas!" ... 202
Persiani ... 237
A Geração de 1780-1790 ... 241
- Carlo Bigatti ... 241
- Carlo Soliva ... 241
- Carlo Conti ... 242
- Giuseppe Balducci ... 243
- Feliciano Strepponi ... 245
- Placido Mandanici ... 245
- Vincenzo Fioravanti ... 245
Bellini ... 247
- De "Adelson e Salvini" a "Bianca e Fernando" ... 247
- Da "Straniera" a "Sonnambula" ... 256
- Norma ... 273
- Beatrice di Tenda ... 283
- I Puritani ... 291
Os Irmãos Ricci ... 307
Rossi ... 315
Petrella ... 319
Verdi ... 325
- A Obra de Verdi ... 326
- Período de Formação ... 326
- Período Nacionalista ... 327
- Período da Plenitude Romântica ... 330
- Período da Plena Maturidade ... 333
- O Homem Verdi ... 337
- O Artista Verdi ... 341
- Fortuna Crítica ... 344
- O Verdi Político ... 345
- A Evolução do Drama Verdiano ... 350
- A Evolução Musical Verdiana ... 354
- Da "Aida" ao "Falstaff": As Obras-Primas da Maturidade ... 363
- Discografia Seletiva ... 375
Pedrotti ... 383
Cagnino ... 387
Marchetti ... 389
A Geração de 1800-1820 ... 397
- Gustavo Carulli ... 397
- Alessandro Nini ... 397
- Francesco Chiaromonte ... 397
- Angelo Frondoni ... 398
- Alberto Mazzucato ... 398
- Stefano Ronchetti-Monteviti ... 399
- Antonio Buzzolla ... 399
- Temistocle Solera ... 400
- Antonio Buzzi ... 400
- Pasquale Bona ... 400
- Teodulo Meballini ... 401
- Antonio Bazzini ... 401
- Carlo Boniforti ... 402
- Cesare Dominiceti ... 402
- Pietro Platania ... 402
Bibliografia ... 403

0 Opiniões:

OPINE

Envie uma Opinião

Faltam 120 caracteres Coloque seu nome e e-mail. As críticas sem assinatura não serão publicadas.